sexta-feira, abril 22, 2005

3.0

Esqueça tudo. As verdades, as vontades e principalmente aquilo que carrega no seu peito. Perceba que não está em suas mãos, e que controle é tortura que se aplica aos reféns do coração. Deixe passar. Quem vive de mentira sofre de úlcera.


“Mas no fundo sei que tudo isso é falso, que já estou longe do que acaba de me acontecer e que como tantas outras vezes se resolve nesse desejo inútil de compreender, desconsiderando talvez o chamamento ou o sinal escuro da própria coisa, a inquietação em que me deixa, a exibição instantânea de uma outra ordem na qual irrompem lembranças, potências e sinais para formar uma fulgurante unidade que se desfaz no próprio instante em que me arrasa e me arranca de mim mesmo. Agora tudo isso não me deixou mais que curiosidade, o velho lugar-comum humano: decifrar. E o resto, a contração no estômago, a certeza obscura de que por ali, não por causa daquela simplificação dialética, começa e continua um caminho."

62-modelo para amar - Julio Cortázar